Os Gigantes da Geriatria

12:30 AM Posted by Michelle S Lima

A instabilidade postural, imobilidade, incontinência urinária e/ou fecal, insuficiência cerebral, iatrogenia e recentemente depressão, delírium e demência são condições de agravo à saúde do idoso, considerados como os Gigantes da Geriatria.
Pessoas acima de oitenta anos são mais susceptíveis a estas pertubações,   que geram comprometimento funcional e da qualidade de vida. Vale lembrar que, o grupo que mais cresce dentro da terceira idade são os idosos maiores de oitenta anos.
A instabilidade postural relaciona-se com o risco de quedas, que é a principal causa de morte por acidente em idosos. Além da presença de patologia (s), deve considerar como possível causa de quedas o ambiente domiciliar, as reações adversas de medicamentos (neurolépticos, antidepressivos, hipoglicemiantes, benzodiazepínicos...) e o declínio funcional.
A incontinência urinária e/ou fecal chama a atenção pelo fato de limitar a vida social do idoso, acarretando muitas vezes isolamento, depressão, diminuição da mobilidade, fraqueza muscular e quedas. Portanto, deve ser investigada e tratada.
Iatrogenia é um efeito adverso ou uma complicação de algum tratamento ou conduta. Pode acontecer em resposta à polifarmácia (cinco drogas ou mais), e na presença de sedação quedas são frequentes. 
Os Gigantes da Geriatria são de múltiplas causas, com forte comprometimento do estado de vida quando interferem na capacidade funcional e na independência do geronte. 
                                                                                       Michelle Salerno-fisioterapeuta

                                          http://www.blogdofred.com

0 comentários:

Postar um comentário